Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Açores

Europa, Portugal

Visitar este arquipélago verde e azul, onde o oceano toca o céu, é como ver o mundo nascer. Aqui, o horizonte desaparece no infinito, o tempo para e o paraíso permanece permanentemente inalterado.

A Este, mais perto do continente europeu, estão as ilhas de Santa Maria e São Miguel. Ficará encantado com as vinhas de Santa Maria, que se espalham pelos terraços das encostas em forma de anfiteatro, sugerindo degraus que foram construídos especialmente para gigantes. Com vista para uma grande baía, Ponta Delgada, em São Miguel, é o principal porto da ilha. É uma cidade dinâmica, com a atenção voltada quase completamente para o mar e com uma vida económica agitada.

Os lagos da Lagoa do Fogo e da Lagoa das Sete Cidades em São Miguel, encantam os visitantes com a música que emana das canções do vento e das lendas que são contadas localmente. São lugares verdadeiramente inesquecíveis e de tirar o fôlego. Sinta a força que sobe da terra nos geiseres da ilha, spas de água quente e lagos vulcânicos, e não deixe de provar o famoso "Cozido das Furnas", um prato que é lentamente cozido dentro da própria terra.

O grupo central de ilhas é constituído pela Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa, espalhados harmoniosamente pela superfície do mar azul profundo, onde baleias e golfinhos brincam alegremente à superfície, para grande satisfação dos visitantes.

A classificação de Património Mundial atribuída a Angra do Heroísmo confere à Terceira um estatuto bastante singular. Nas ruas desta cidade, a arquitetura dos velhos tempos é perfeitamente preservada, protegida pelo poderoso muro que defendia a população e o próprio porto de ataques de piratas. Pontilhadas no padrão cruzado das planícies verdejantes estão as silhuetas de gado leiteiro, contrastando com as cores vivas das capelas berrantes conhecidas como "Impérios", intercaladas entre as casas brancas.

Na ilha de São Jorge, que dá a impressão de um barco mágico eternamente ancorado no meio do oceano, pode admirar as fajãs peculiares (superfícies aparentemente planas no mar), ao pé de falésias altas, nesta terra fértil de encostas íngremes e belas trilhas de cross-country. Aproveite a sua estadia para provar o queijo da ilha de sabor único e inconfundível.

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada pela UNESCO como Património Mundial, estabelece um contraste entre o seu terreno duro e escuro de basalto e o cume branco, coberto de neve do inverno, do majestoso pico vulcânico que dá nome à ilha, subindo a uma altura imponente de cerca de 2.350 metros acima de uma paisagem coberta de lava. Claramente visível a oeste está a marina da ilha da Horta, conhecida por todos os velejadores oceânicos, onde os marítimos deixam as suas pinturas nas paredes e no chão, lembrando as pessoas da sua passagem por essa região. Absorva a atmosfera especial do porto, desfrutando de uma bebida no café Peter's, um bar que recebe marinheiros do mundo todo e faz com que se sintam perfeitamente em casa. Enquanto ainda está na ilha do Faial, não deixe de visitar o agora extinto vulcão de Capelinhos, contrastando com a natureza viva ao seu redor e dando a impressão de uma paisagem lunar.

A ilha verde da Graciosa, que é "graciosa" tanto pelo nome quanto pela aparência, também é famosa por seus curiosos moinhos de vento, lembrando os seus visitantes da região longínqua da Flandres, de onde vieram originalmente alguns de seus primeiros habitantes.

No grupo ocidental de ilhas, a natureza revela-se em toda a sua exuberância selvagem e o tempo parece passar muito mais devagar. Na ilha de Flores, é impossível não se encantar com a beleza das suas cascatas naturais, mas não deixe de mergulhar também no Oceano Atlântico e descobrir as suas espécies subaquáticas únicas e coloridas. O Corvo é uma pequena comunidade de casas brancas, vivendo no ritmo suave da própria natureza e dando as boas-vindas calorosas e sinceras aos visitantes, como todos os açorianos.