Uma imensa região dourada de planícies onduladas, casas lavadas com cal branca e monumentos que testemunham a longa presença da vida humana, o Alentejo é uma terra que deve ser descoberta lentamente. Aqui há sempre uma paisagem a ser contemplada; um lugar secreto a ser visitado; um novo sabor a ser descoberto. Nas planícies, os campos de trigo tremem ao vento e pequenas aldeias aninham-se entre os olivais, recentemente restauradas para o turismo rural, onde todos os visitantes são recebidos de braços abertos.
As delícias gastronómicas locais competem entre si: os queijos de Serpa, Évora e Nisa, os vinhos e pães locais, os pratos regionais típicos perfumados com ervas e especiarias dos campos e os doces divinos baseados em receitas monásticas tradicionais são como pedaços do céu para provar na terra.
A beira-mar do Alentejo também está entre os nossos favoritos. Competir com o Algarve em fama e qualidade é, no entanto, bastante distinto. Aqui as praias são mais largas, a água é mais fria (não se esqueça que é o Oceano Atlântico) e o mar não é tão calmo (tornando-o bom não apenas para nadar, mas também para atividades aquáticas como surf, windsurf, kitesurf e outros). Também é mais isolado, para que tenha mais exclusividade!