Seja por ser o ponto de partida para iniciar um cruzeiro, para uma escapadela de fim-de-semana ou para uma viagem de negócios, todos os motivos são desculpas válidas para visitar a capital catalã. Cosmopolita, Barcelona está localizada a menos de 2 horas de avião de Portugal, com ligações diárias de várias companhias aéreas, sendo o local ideal para aquele viajante que procura a perfeita simbiose entre história, cultura, lazer, praia e cidade.
Conhecida como a capital do modernismo catalão, não podemos dissociar o nome de Antoni Gaudí à cidade onde viveu e trabalhou, já que é nesta cidade que encontrará os edifícios mais emblemáticos do arquitecto catalão que todos os anos atraem milhões de turistas e que são, por si só, a marca da cidade: o Templo Expiatório da Sagrada Família, Parque Guell, Casa Milà (La Pedrera) e a Casa Batlló. Mas desengane-se aquele que pensa que Barcelona apenas vive o modernismo catalão. Calcorreie o centro histórico da cidade e encante-se com a arquitectura de estilo gótico, da época medieval, que surge em todo o Bairro Gótico sendo os seus exemplos máximos a Catedral de Barcelona e a Igreja de Santa Maria do Mar, caracterizada pela sua austeridade e harmonia nas medidas. Ainda no que a arquitectura diz respeito, procure igualmente os edifícios de construção contemporânea, nomeadamente o Pavilhão Alemão, construído para a Exposição Universal de Barcelona de 1929 ou a Fundação Joan Miró, assinada pelo arquitecto catalão Josep Lluís Sert.
Claro que na sua visita a Barcelona não pode deixar de passear pela Rambla. Descendo deste a Praça da Catalunha, em direcção do Porto Velho (Port Vell), La Rambla é uma verdadeira passerelle onde encontrará quiosque de flores, cafetarias, restaurante, comércio (não deixe de parar no Mercado de La Boqueria), sempre acompanhados por edifício de grande interesse, como o Palácio da Vice-Rainha (Palau de la Virreina), o Grande Teatro do Liceu, a Praça Real (Plaça Reial). Termine junto do Porto Velho, onde o Monumento a Colombo aponta para o mar e visite o Museu Marítimo de Barcelona, dedicado à história naval do Mediterrâneo ou atravesse a ponte até ao centro comercial Mare Magnum (atenção que, por vezes, a ponte sobe para que os barcos atracados na Marina possam zarpar).
A cidade é dominada por duas montanhas - verdadeiros miradouros naturais , com vistas deslumbrantes da cidade: Montjuic, um pequeno monte situado junto ao porto e em cujo topo encontrará uma antiga fortaleza que serviu para vigiar a entrada na cidade através do mar e onde se localizam as instalações olímpicas (o Estádio Olímpico Lluis Companys, o Palácio Sant Jordi e as piscinas Picornell); Tibidabo, na parte mais alta da cidade, onde encontrará a Igreja do Sagrado Coração, visível de toda a cidade, o Parque de atrações de Tibidabo r a Torre de Collserola.
Outros locais de interesse: Fundação Miró, Museu Picasso, Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu de História de Barcelona, Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, Camp Nou, praias de Barceloneta.
Como chegar: voos diários de Lisboa e Porto. Entre em contacto connosco para verificarmos a melhor combinação de voos.
Transfer para o hotel? Sim ou não?
Das possibilidades existentes à chegada - táxis, transferes privados ou autocarros -, a mais económica é o AeroBus - um autocarro que liga os vários Terminais do Aeroporto El Prat ao centro da cidade, por 5,90€ por trajecto, porém esta opção poderá não ser a mais adequada tendo em conta a localização do seu hotel.
Aconselhamos que deixe ao nosso cuidado a verificação do percurso mais económico e rápido entre o aeroporto e o seu hotel.