Coimbra situa-se no centro de Portugal contemplando-se a si própria como uma cidade vaidosa que vê o seu próprio reflexo nas águas do rio Mondego. Uma cidade de pátios, degraus e arcos medievais, a boémia Coimbra, habitada por estudantes, é cantada por muitos poetas. Avance corajosamente nos degraus de pedra, moldados por séculos de uso, e mergulhe profundamente na história da cidade, onde a antiga catedral (Sé Velha) fica impressionantemente diante de todos aqueles que sobem a caminho da centenária Universidade no topo da colina. A sua característica mais icónica, a Biblioteca, com a sua arquitetura barroca que data do reinado de D. João V, assemelha-se a uma capela pelos seus frescos e trabalhos em madeira com talha dourada.
A sul da cidade, volte ao tempo dos romanos com as bem preservadas ruínas de Conímbriga. Continuando a descer, chega-se a Fátima (um dos destinos de peregrinação mais procurados mundialmente por católicos, especialmente de maio a outubro), à vila fortificada de Óbidos (pequena e romântica cidade romana onde se realizam festivais e eventos durante todo o ano ) e aos Patrimónios Mundiais da UNESCO - Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e o Convento de Cristo em Tomar.
Na costa, as povoações piscatórias e as praias cosmopolitas de Peniche e a Nazaré marcam o ritmo dos dias com os desportos náuticos e as maiores ondas do mundo.
Não menos imperdíveis e conhecidas são as aldeias e cidades por toda zona – as Aldeias do Xisto, Leiria, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Monsanto - pendendo mais ora para a história ora para a modernidade, mas cada uma com características únicas que vale a pena descobrir. Entre estas, especialmente para retemperar e relaxar com águas provenientes da Serra de Penha Garcia, destaca-se Monfortinho e as suas reconhecidas termas.