Mais um país a não perder para quem goste de praia, cidade, compras e acima de tudo um excelente serviço!
Estivemos na Malásia em Junho de 2011 e com muitas e boas informações sobre um país que tem muito para oferecer. A viagem incluiu a capital, Kuala Lumpur (ou KL), Penang e Langkawi. A campanha de promoção do país é "Malaysia truly Asia" e assim que chegamos percebemos porquê, uma combinação de raças (chineses, indianos, europeus,...) e de religiões (muçulmana, hindu, budista,...) e no entanto uma excelente relação entre todos e a simpatia asiática que conhecemos.
Kuala Lumpur é uma moderna cidade asiática, prédios espectaculares como as Petronas Towers (continuam a ser as maiores torres gémeas do mundo e com um excelente restaurante no topo) e um dos melhores destinos de compras na Ásia, sobretudo nas áreas de Bukit Bintang, Chinatown e KLCC.
O destino seguinte foi Penang, uma ilha a pouco menos de uma hora de voo que deve ser paragem obrigatória para quem queira ver e aprender mais sobre culturas diferentes. Penang tem uma enorme influência inglesa e por causa disso é considerada Património Mundial pela UNESCO, o centro histórico impressiona pela quantidade e qualidade de edifícios coloniais, mas o que mais impressiona mesmo é o templo de Kek Lok Si, o maior templo chinês no Sudoeste Asiático, além de grande é um choque cultural para quem está habituado à cerimónia e silêncio das igrejas católicas e merece sem dúvida uma visita. Aqui 3 noites é a duração ideal para ficar a conhecer, aproveitando as manhãs para passear e as tardes para descansar.
Não houve tempo para ir ao centro do país, mas aí também há dois sítios onde vale a pena ir. Um é Taman Negara, a zona da selva que fica a cerca de 3 horas de carro de KL. O acesso é demorado mas para quem queira ver macacos, elefantes, tigres e passear por algumas das mais fantásticas passadeiras suspensas com 400m de extensão vale bem a pena por 2 noites; a outra é Cameron Highlands, plantações de chá com paisagens de cortar a respiração, as ligações não são melhores, são 4 horas de transfer por estrada e depois na volta (que pode ser para Penang) são outras 4 horas, daí que sugira sempre 2 ou 3 noites para poder aproveitar um dia inteiro de passeio.
Por último estivemos em Langkawi, espectacular! Para quem procura um destino de praia que ainda não esteja cheio de turismo este é o sítio ideal para ir.
Quanto a hotéis tenho de começar pelo The Datai (www.thedatai.com) em Langkawi, construído em cima da floresta em frente à melhor praia da ilha, mas de uma forma que na praia nem se vê o hotel quando estamos na praia, excelentes quartos (grandes e confortáveis), as villas são ainda mais espectaculares pela forma como estão inseridas na selva, o SPA é totalmente aberto, mas o que faz mesmo a diferença é a qualidade do serviço. Mas em Langkawi há outras opções, por exemplo o Four Seasons (www.fourseasons.com) também numa óptima praia (e maior) ecom mais serviços; ou então para famílias na mesma praia do Datai está o The Andaman (www.starwood.com), os quartos são bons e remodelados recentemente e tem todos os serviços e um preço mais acessível. Outra opção é ficar no Casa del Mar (www.casadelmar-langkawi.com) fica na zona das lojas, bares e restaurantes, a praia é boa mas mais movimentada, é o sítio ideal para quem quer ter animação sem precisar de alugar um carro.
Em Kuala Lumpur sugerimos o Maya (www.hotelmaya.com.my) ou o Mandarin Oriental (www.mandarinoriental.com), ambos muito centrais ao lado das Petronas Towers, o Maya tem um excelente preço e é um óptimo hotel, mas para um serviço e qualidade verdadeiramente bons então a sugestão é o Mandarin Oriental. Quano a Penang depende do que se procure, para ficar no meio do centro histórico da Unesco a escolha tem de ser o Eastern & Oriental (www.e-o-hotel.com), prédio colonial, em frente ao mar, boa piscina e quartos gigantes; se preferir um hotel estilo resort então a opção é sem dúvida o Rasa Sayang (www.shangri-la.com), enormes jardins, em cima da praia (embora não tão boa como as de Langkawi) e um SPA mesmo muito bom.
Informações úteis:
Como ir: As melhores ligações são com a KLM (via Amesterdão) ou por Londres com TAP e depois Air Malaysia
Documentação: Passaporte com validade mínima de 6 meses. Ao contrário de muitos outros países asiáticos, a Malásia não cobra qualquer taxa para entrar ou sair do país
Saúde: Não são necessárias vacinas
Idioma: Malaio mas toda a gente fala Inglês
Clima: A melhor época do ano vai de Novembro a Abril, com temperaturas a rondar os 28º e dias de sol. Mas tirando Maio e Outubro (em que chove um bocado mais) qualquer mês do ano é bom
Mais informações: http://www.tourism.gov.my