Nova Iorque (NYC) é a cidade mais visitada nos EUA, a que nunca dorme, a mais vibrante, a mais irresistível, mais fantástica, mais cosmopolita, mais animada, mais, mais e mais! Tudo aquilo que pensa que pode existir numa cidade deve haver aqui, lojas de marca, feira da ladra, museus enormes, pequenas salas de exposições, passeios de helicóptero, passeios a pé... se existe há em NYC. É por isso um destino muito interessante para passar o número de noites que quiser, diriamos nós que no mínimo 4 para ter tempo para visitar os pontos mais importantes e ainda passear e fazer umas compras.
É uma cidade com um encanto diferente em todas as estações, fazendo com que valha a pena visitá-la em qualquer altura do ano. Porém, antes de partir, planeie as suas visitas de acordo com o tempo que dispõe para conhecer a cidade e familiarize-se com o mapa da cidade. Estes dois factores conciliados farão com que optimize a sua visita. As ruas e avenidas da cidade estão dispostas em quadrícula por números, o que torna a orientação muito mais fácil. Chamamos a sua especial atenção para a rede de metropolitano da cidade: algumas estações ligam Downtown, outras cobrem Uptown, sem qualquer ligação entre si. O MetroCard dá-lhe a possibilidade de utilizar a rede de metropolitano de forma ilimitada, contudo, a melhor forma de conhecer a cidade que nunca dorme é mesmo a pé.
Sugerimos que inicie a sua descoberta da Big Apple pela Lower Manhattan - a zona mais antiga da cidade. Aqui encontrará Wall Street, Battery Park e o World Trade Centre. A não perder, a ponte de Brooklyn, ir pelo menos até meio da ponte e no regresso tem uma visão estrondosa do skyline nova-iorquino. Em Greenwich Village, o bairro mais charmoso de Nova Iorque, com uma arquitectura muito característica e o local de artistas e intelectuais, passe uma noite agradável num dos mais emblemáticos clubes de Jazz da cidade, o Blue Note. E, já que se encontra nesta zona, não deixe de ver o Flatiron Building, um dos edifícios mais populares da cidade.
Midtown. É aqui que tudo acontece!
Times Square à noite, espectáculos da Broadway, jogos da NBA no Madison Square Garden e edifícios históricos como o Chrysler Building, Central Station, Public Library e o Empire State Building (não perca o Skyride, simulador de helicóptero!). Mas a melhor vista da cidade é a do Top of the Rock no Rockefeller Centre, vá antes do pôr do sol e fique até ao anoitecer. Mais uma sugestão? Experimentar um hot dog na rua.
Imperdível um cruzeiro do Hudson ao East River onde terá uma perspectiva diferente da cidade, sendo esta a melhor forma de ver a Estátua da Liberdade. Igualmente único será um passeio no Central Park. Reserve uma manhã ou uma tarde, entre em Upper West Side na 8ª Avenida / Rua 86 e acabe na 5ª Avenida / Rua 59. Não vai dar conta do tempo passar. E já que estamos com sugestões de experiências únicas, visite também a sede das Nações Unidas.
Se ainda tiver tempo (e pés!) e gostar de museus, visite também alguns dos mais emblemáticos museus do mundo. Abaixo, indicamos as nossas sugestões:
Guggenheim - É um museu pequeno que se vê rapidamente. Alberga sempre uma exposição temporária de arte contemporânea.
Museu de História Natural - Exposição permanente de ciências naturais desde a pré-história à era espacial.
MET - Metropolitan Museum of Art - É um dos grandes museus da história do mundo e das civilizações.
MoMa - Museu de Arte Moderna - dos maiores e melhores museus do mundo com exposições temporárias e permanentes de arte moderna e contemporânea
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Documentação necessária: passaporte válido pelo período da estadia
- Visto: online em https://esta.cbp.dhs.gov
- Vacinas: nenhuma obrigatória
- Moeda: Dólar (USD)
- Língua oficial: inglês
- Clima: os invernos podem ser extremamente frios com temperaturas negativas e os verões são amenos. A melhor altura para viajar evitando as temperaturas muito baixas é entre Abril e Outubro