A segunda maior ilha das Caraíbas, a República Dominicana foi descoberta na primeira viagem de Cristóvão Colombo às Américas, em 1492. Chamou-lhe Hispaniola (pequena Espanha) e logo a escolheu como quartel general do império espanhol nas Américas pela sua localização estratégica e exuberante beleza. O açúcar é o sustentáculo da economia do país, seguido pelo café e pelo tabaco mas é um dos melhores locais do mundo para desfrutar de uma estadia em perfeita e pura harmonia com a natureza.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- Religião: Cristã
- Capital: Santo Domingo.
- Documentação necessária: Passaporte válido. O visto não é necessário, mas sim uma “tarjeta de turismo” que é obtida à chegada, mediante o pagamento de 10 dólares americanos.
- Clima: Tropical (quente e húmido). O calor é constante, e os dominicanos costumam dizer que só conhecem duas estações: o Verão e… uma velha estação de comboios. A temperatura oscila entre os 22 e os 33 graus centígrados.
- Moeda: Peso dominicano.
- Câmbio: 1DOP = 0.0144456EUR (13 Nov. 2020)
- Electricidade: 110 volts
- Diferença horária: -5 horas no verão e -4 no inverno, em relação a Portugal continental.
- O que levar: Roupas leves e frescas, óculos de sol, chapéu e produtos solares de factor elevado e repelente de mosquitos.
- Gorjetas: Nos restaurantes e hotéis, o serviço já inclui todas as taxas. No entanto, é costume arredondar a conta. Aos bagageiros deve dar entre 1 e 5 pesos. Aos taxistas não é costume dar gorjeta mas discuta sempre o preço antes de entrar num táxi.
- Passeios e visitas: Os principais centros turísticos do país são Punta Cana, Puerto Plata e La Romana. Todos os anos, entre Julho e Agosto, Santo Domingo converte-se num grande centro de atração das Caraíbas com o seu Festival do Merengue. Reserve tempo para um passeio noturno pelo Malecón de Santo Domingo, a maior discoteca ao ar livre do Mundo.
- Compras: Os famosos “puros”, concorrentes dos cubanos, o rum, as joias com âmbar e larimar (pedra azul típica da ilha) e artesanato local (quadros, objetos em madeira, chapéus e pequenas cestas feitas de folhas de palmeira).
- Gastronomia: A comida típica dominicana é muito rica e variada. Não deixe de provar: a “La Bandera”, o “sancocho prieto”, o “chicharrón” de porco com abacate, o Chivo de Azua, caranguejos de Miches, mangú e o “risoto” dominicano.
TELETRABALHO: veja as nossas propostas no PDF abaixo e contacte-nos para mais detalhes e informações atualizadas.